Tuesday, March 17, 2009

Wonderland Life

Onde estão as abelhas, formigas e moscas? Depois de três meses ainda não visualizei nenhum inseto por aqui. Será o frio? Enfim, na falta dos bichinhos me contento com os choques diários causados pela eletricidade do ar. Seco. É chegar em casa e pular ao ligar o aquecedor. Mais um choque na TV, outro ao encostar no Rafa, e o último e mais perigoso: o choque do cobertor! Daria um bom título de filme. São tantos, que no escuro é possível ver as faíscas. Um show de fogos pra lá e pra cá!

Pois bem, voltando à questão da crise, a opção de lazer nacional número 1 virou o tal do cineminha. Coincidência ou não, o pós-Oscar deixou um punhado de bons filmes para apreciação. Pena que a pipoca, assim como no Cinemark, é quase o preço do ingresso! Vamos aos vencedores: "Milk" (de Gus Van Sant), com Sean Penn, é imperdível. Lindo ele, lindo aquele, todos numa luta universal pelos direitos homossexuais. Atuações brilhantes e um tema de extrema importância e urgência. Já "Slumdog Millionaire" (de Danny Boyle), vencedor de 8 estatuetas e mais prêmios espalhados por aí, arrecada palmas ao final da exibição. O filme, que parece um "Cidade de Deus" bollywoodiano, é realmente um sucesso de roteiro, fotografia, edição, direção e trilha sonora. A música "pegou" tanto, que hoje fiz aula de yoga ouvindo o disco do filme - nada zen... Um roteiro como esse daria pano-pra-manga no Brasil. Imagine as referências de um menino de rua... Fato é que esses jogos de conhecimento trazem à tona revelações da nossa história e experiência de vida. Denotam ainda a nossa criatividade. Quem já brincou de Master, sabe que respostas certas vêm às vezes de pensamentos absurdos e lembranças do arco da velha.

ADENDO: Aqui nos Estados Unidos, atualmente, existe um programa de televisão chamado Cash Cab. O programa se passa dentro de um táxi em Nova York, onde o motorista é o apresentador. Ao entrar no carro, o passageiro diz para onde vai. O motorista digita o endereço e avisa que aquele é o Cash Cab! O passageiro pode permanecer e participar do programa ou descer do carro. Ou seja, durante o percurso, o passageiro responderá perguntas diversas. Cada pergunta vale uma quantia em dinheiro. Quanto maior o percurso, melhor pro jogador. Em pouco tempo o passageiro está gritando, excitado, dentro do táxi. Do lado de cá da TV, o telespectador está enlouquecido tentando acertar as respostas também. Não tem idade, todo mundo quer ser o milionário. Vai o link do programa: http://dsc.discovery.com/fansites/cashcab/cashcab.html

Agora bom mesmo é o indie "In Search of a Midnight Kiss", de Alex Holdridge. Esse sim não pode passar desapercebido. Um tributo à Los Angeles à la Wood Allen. Uma homenagem à Nouvelle Vague de Truffaut e Godard. Uma referência à sequência "Antes do Amanhecer" e "Antes do pôr-do-sol", de Richard Linklater. Um rapaz em LA, depois de um ano esquecível, procura companhia no Craigslist, um classificado online muito conhecido nos EUA. Incentivado pelo roomate, que tem uma relação de dois anos com a namorada, o rapaz marca encontro com uma garota ESTRANHA e ESQUISITA. Daí... uma jornada pela frente. Um filme feito em movimento, com diálogos excepcionais, e com um coração extremamente afetivo. A história toda se passa em provavelmente 24 horas. É um show de realismo, humor, amor, surpresa e verdadeira emoção. E é noite de Ano Novo.

Como meu intuito não é criticar filmes, apenas indico o que me fez acordar cedo no domingo. Aqui em Baltimore tem um cinema alternativo que oferece o "Cinema Sundays". Depois de um café da manhã, os cinéfilos assitem à premiere de algum filme normalmente indie e logo após segue a discussão com convidado. Para minha surpresa, nada de intelectuais. Encontrei ali muitos senhores e senhoras, pessoas que gostam de cinema e que escolhem começar o dia com uma boa história. Eu sei que deu meio-dia e eu já havia vivido um dia inteiro. Em Los Angeles.

4 comments:

  1. Gostei do que vc. escreveu, é bem posto e muito interessante. Não sou marcela e sim a vovó

    ReplyDelete
  2. hahaha, tem que mudar a configuracao do seu pc!

    ReplyDelete
  3. KKKKKKKKK, aqui em casa esta desse jeito tambem Carol, nao vejo uma formiguinha! Choque e um atraz do ouuuutro! E ai pra la e aaaiii pra k!

    ReplyDelete
    Replies
    1. De volta ao clima tropical, levo picada de pernilongo até no couro cabeludo! Saudade dos choques de cobertor..

      Delete